Violenci contra idosos
Para mudar essa visão preconceituosa precisamos, primeiro, despertar o sentimento de respeito e cidadania nas crianças, mostrando que os idosos também têm seus direitos e que um dia todo mundo vai ficar velho.
Diante de todos os desafios, ganha corpo a importância das políticas públicas, a formação do assistencial social e a qualidade de vida do idoso. Cuidar do idoso é doar atenção, amor e segurança. Permitir a democratização específica a essa faixa etária. É buscar uma abordagem integrada à defesa desses direitos, da justiça, proteção, acolhimento com obrigação da família, do governo, das universidades oferecendo um maior número de profissionais para cuidar dos idosos.
Estudos apontam que o idoso é uma das maiores vítimas de agressão doméstica, onde as famílias os excluem do convívio familiar e social. Minimizar esses impactos de violência é garantir a pessoa idosa uma vida saudável, recuperando a auto-estima, a independência as necessidades básicas, de desejos, valorização e proteção.
Os idosos são tratados com menos respeito? - Você já se sentiu tratado com menos respeito ou cortesia do que os outros? Já sentiu que estão te tratando como se você não fosse “tão esperto” ou “tão bom” quanto os demais que estão no mesmo ambiente que você? Enfim, você já se sentiu discriminado por causa de sua idade, sexo, renda, etnia, aparência? Pois um número surpreendente de idosos relata que já experimentaram situações discriminatórias: 63%, para ser exato. As informações são de um estudo publicado recentemente sobre o