Violência doméstica
A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente.
. Ao contrário do que muitos podem pensar violência doméstica não é, apenas, o resultado de agressão física ao companheiro ou companheira, o envolvimento de crianças também caracteriza a violência doméstica, uma vez que, o uso da punição física é ainda um instrumento bastante frequente na educação dos filhos. Os idosos também são vítimas de violências domésticas das mais variadas
em 2011, foram registrados 48.152 casos de violência contra a mulher no País - um a cada 12 minutos.
Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, económico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns.
A sua importância é relevante, devido ao sofrimento indescritível que imputa às suas vítimas, podem impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.
A Violência Doméstica é considerada um dos fatores que mais estimula crianças e adolescentes a viver nas ruas. Em muitas pesquisas feitas, as crianças de rua referem maus-tratos corporais, castigos físicos, violência sexual e conflitos domésticos como motivo para sair de casa.
A vítima de Violência Doméstica, geralmente, tem baixa auto estima e é dependente do agressor emocionalmente ou materialmente .
Para entender a violência doméstica, deve-se ter em mente alguns conceitos sobre a dinâmica e diversas faces da violência