viol
O desporto, que deveria ser uma atividade de competição amigável, tem vindo a tornar-se cada vez mais violento. Em diferentes modalidades, tem ocorrido situações de confronto que envolvem vários intervenientes, nomeadamente jogadores, adeptos e equipa de arbitragem. Vou agora apresentar dois casos de violência no desporto.
1ºCASO: Morte de um árbitro vítima de agressões no futebol.
Richard Nieuwenhuizen, árbitro auxiliar holandês, que estava a apitar o jogo em que o filho participava (hábito comum na Holanda), foi violentamente agredido por jovens jogadores entre os 15 e 16 anos, de um clube de Amesterdão. Estas agressões, quer verbais quer físicas, aconteceram durante e após a partida de futebol. O árbitro foi derrubado e pontapeado várias vezes, não conseguindo defender-se.
Devido as lesões de que foi alvo, Richard Nieuwenhuizen ficou inconsciente e foram-lhe detetadas lesões cerebrais graves que levaram à sua morte.
Relativamente aos agressores, foram interrogados e expulsos de Nieuw Sloten (a equipa de futebol).
2ºCASO: 'World Peace' agride adversário à cotovelada na NBA
Ron Artest, basquetebolista dos Los Angeles Lakers, mais conhecido por Metta World Peace (nome adotado legalmente em 2011) agrediu violentamente o adversário James Harden com uma cotovelada. Esta agressão ocorreu devido ao afundaço que colocava os Lakers a liderar o jogo. O jogador manifestou-se para o público e quando se aproximava de Harden deu-lhe com o cotovelo , atingindo-o e continuou como se nada tivesse acontecido.
Devido ao seu comportamento inadequado, foi decido pela equipa de arbitragem a sua expulsão. Mais tarde, Ron Artest admitiu estar arrependido e desejou as melhoras a James Harden.
Apesar deste contratempo, os Lakers acabaram por vencer os adversários por 114-106, ao final de dois prolongamentos, aproveitando os 26 pontos marcados por Kobe Bryant.