O tamanho do mercado impacta o desenho dos canais de marketing
Aluno: Joelson de Oliveira Silva
Disciplina: Gestão de Canais de distribuição
Introdução
A estruturação dos canais de distribuição não diz respeito apenas à movimentação física dos produtos mas sim ao contexto de tornar disponível o produto até chegar às mãos do consumidor. Portanto se as empresas compreenderem que a estruturação dos canais de distribuição estabelecida de maneira adequada resulta em maior lucratividade para os fabricantes e intermediários, torna-se possível reforçar a importância estratégica do estabelecimento dos canais de distribuição.
Esse trabalho tem a finalidade de mostrar uma das variáveis intervenientes no desenho dos canais de distribuição na formulação dessas estratégias, trata-se do tamanho do mercado em que as empresas estão inseridas, e, foi baseado nos artigos que retratam o desenho dos canais de distribuição da Dell – em geral e no Brasil.
Justificativa
A dimensão do mercado impacta nas estratégias dos canais de marketing na medida em que, quanto maior o mercado, maiores são as chances de utilização de intermediários, quanto menor o mercado, maiores são as chances de utilização da distribuição direta.
Uma pequena quantidade de clientes pode ser responsável por um enorme faturamento. Contudo, o tamanho do mercado pode impactar o desenho do canal em termos de escolha entre distribuição direta ou indireta.
Desenvolvimento
De acordo com Rosenbloom, o desenho de um canal é a decisão que envolve o desenvolvimento de novos canais de distribuição ou a modificação de canais já existentes. Tomada a decisão sobre a criação ou o desenvolvimento de um canal de marketing e coordenados os objetivos de distribuição, devem ser especificadas suas tarefas.
Um dos trabalhos do gestor de um canal de marketing é definir as funções de marketing necessárias à administração do canal e à obtenção dos objetivos de distribuição. A determinação dessas funções é uma