Vinho douro
VINHO DOURO
2013
Jéssia Thaylane Chagas Serra n.º 08
Escola Secundária de José Estêvão
11-01-2013
2013
Jéssia Thaylane Chagas Serra n.º 08
Escola Secundária de José Estêvão
11-01-2013
Região do Douro
Situada no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas (é a influência de um determinado meio ambiente, seja esta influência positiva ou negativa) e climáticas particulares, a região estende-se por área total de cerca de 250 000 hectares, estando dividida em três sub-regiões naturalmente distintas, não só por fatores climáticos como também sócio - económicos. Essas características existentes na região do Douro são condicionadoras do aproveitamento económico dos recursos naturais e das atividades aí desenvolvidas.
Castas típicas das videiras do vinho Douro
No final dos anos 1970, um grupo de enólogos liderados por João Nicolau de Almeida (que estudou na Universidade de Bordeaux) iniciou um estudo com as principais castas da região que permitiu selecionar cinco castas que seriam as mais bem adaptadas ao Douro: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinto Cão e Tinta Roriz. A tendência hoje é que novas plantações se concentrem nestas castas e em mais algumas, como a Tinta Amarela. Nas brancas, as mais importantes são: Malvasia Fina, Gouveio, Viosinho, Códega e Malvasia Rei.
Brancas:
Avesso
A casta Avesso é cultivada na região dos Vinhos Verdes, contudo a sua plantação concentra-se próxima da região do Douro, especificamente nas sub-regiões de Baião, Resende e Cinfães. Aí, encontra as condições favoráveis para se desenvolver, uma vez que prefere solos mais secos e menos férteis do que aqueles que habitualmente existem em outras zonas da região dos Vinhos Verdes. Os cachos da casta Avesso são de tamanho médio e os seus bagos são grandes e verde-amarelados. Esta casta origina vinhos aromáticos, bastante saborosos e harmoniosos.
Cercial