Vinculos estática
Introdução
Os vínculos consistem uma restrição de natureza geométrica ou cinemática no qual impedem o movimento das partículas, nas direções (x, y, z) e momento mecânico, de um sistema. São restrições de caráter cinemático que antecedem a dinâmica. Os vínculos na mecânica são formados pelos apoios.
Os apoios podem impedir translações ou rotações de um corpo em determinadas direções.
II.
Objetivos
Identificar e analisar o comportamento nos vínculos estudados durante a aula de mecânica 1.
III.
Metodologia
O trabalho foi feito seguindo algumas etapas de construção, Então foram feitas as analises de dados referentes aos vinculo estudados utilizando comparação teórica e analise de movimento.
Etapas:
1 – Estudo Bibliográfico;
2 - Analise de Vínculos;
3 – Resultados;
IV.
Vinculos
Vínculos Bidimensionais
Vinculo é chamada a restrição de origem geométrica ou cinemática ao movimento de determinada estrutura, a qual em uma estrutura bidimensional pode ser dividido em três tipos:
• Reações Equivalentes a uma força com linha de ação conhecida (apoio simples). Os vínculos que causam reações desse tipo são, roletes, balancins, superfícies lisas, hastes curtas e cabos, cursores e pinos deslizantes sem atrito. Cada um desses vínculos pode impedir movimento em apenas uma direção. Reações desse grupo envolvem uma incógnita, que é o modulo da reação.
• Reações Equivalentes a uma força de Direção Desconhecida
(articulação placa).
Os vínculos que causam reações desse tipo são pinos em orifícios ajustados, articulações e superfícies rugosas. Eles podem restringir a translação de um corpo livre em todas as direções, mas não restringem a rotação e torno da conexão. As reações desse grupo envolvem duas incógnitas, geralmente representadas por suas componentes x e y.
• Reações Equivalentes a uma força e um Binário (Engastamento).
Essas reações são causadas por apoios fixos que impedem qualquer movimento do corpo