Relatorio
A prática deste relatório teve por objetivo utilizar a espectrofotometria na região do visível para determinar a constante de equilíbrio de um indicador (vermelho de metila).
2. INTRODUÇÃO:
Indicadores visuais são substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físico-químicas da solução na qual estão contidos, em função de diversos fatores, tais como pH, potencial elétrico, complexação com íons metálicos e adsorção em sólidos. Os indicadores mudam de cor em função do pH2, 3,que se ioniza na forma: ácido-base.
HIn ↔ H+ + In-
Cor A Cor B
A constante de ionização (K) do indicador é dada por:
Segundo o princípio de Le Chatelier-Braun, pode-se concluir que, se o indicador se encontra em soluções de pH's abaixo do pKIn, sua cor será a da forma não ionizada HIn (Cor A) e se acima do pKIn, será da forma ionizada In−(Cor B). Isto quer dizer que fazendo-se várias soluções de concentração conhecida a diferentes pH's tem-se uma escala de cores que vai da cor A até a cor B. Assim tendo-se soluções de pH conhecido será possível conhecer suas cores. Assim, pode-se estudar o indicador utilizando um espectrofotômetro na região visível
Na tabela a seguir temos exemplos de indicadores com o pH de viragem Tabela 01: Exemplos de indicadores.
Fonte Voguel Análise química quantitativa 5º Edição.
A teoria baseia-se no fato de que um feixe de luz de intensidade inicial Io ao atravessar uma solução líquida pode ser absorvido em parte por uma substância, de tal modo que sua intensidade transmitida será I. A variação da intensidade é função da natureza da solução e depende do coeficiente de absortividade molar (ἐ,Lmol-1cm-1), do caminho ótico (b, cm) e da concentração da solução (c, molL-1). A relação entre I e Io é dada pela equação de Lambert-Beer.
O fator -log(I / Io) = A é a absorbância a um comprimento de onda particular que depende da substância (indicador). Para a dissociação de um indicador as