vila
Destacamos no Mapa 2 (8), como no anterior o eixo de cumeada do Espigão Central, os rios, a localização dos núcleos (9) urbanos coloniais; os caminhos, as várias rotas convergindo para a cidade central, São Paulo, onde todos os fluxos se entrecruzam. De particular interesse para o surgimento do atual bairro da Luz são os eixos norte e oeste. Locamos também o atual Mini Anel Viário Metropolitano, que hoje redireciona os fluxos que convergem na metrópole.
Destacamos no Mapa 3 o Rio Tamanduateí e afluentes; monumentos religiosos que se alinham nas escarpas da colina histórica nesta frente da cidade voltada para a várzea inundável do rio; a colina do “Triângulo” (10) e seus principais acessos. A cidade extravasando pelas pontes se estende pelas vizinhas colinas da cidade nova (11). São notáveis os monumentos que se ordenam no alongado espaço do Campo da Luz, também destacado.
Destacamos no Mapa 4 o Rio Tamanduateí em processo de retificação e o “Triângulo”. Destacamos também o eixo da estrada de ferro que, se posicionando no sentido das grandes rotas do interior em direção ao litoral, constrói também um grande arco que