Advento e evolução das linguagens de programação
Introdução
Uma Linguagem de Programação é uma maneira coerrente e padronizada para expressar instruções para uma máquina, o Computador. É um conjunto de normas de sintaxe e semântica utilizadas para definir um programa de computador.
Assim sendo, as Linguagens de Programação são projectadas para adoptar uma síntaxe de nível alto, que possa ser mais facilmente entendida por programadores humanos.
As Linguagens de programação são atalhos extremamente importantes para que os programadores e Engenheiros de Software possam criar programas mais organizados e de forma dinámica.
Importa também salientar que estas tornaram ou fazem com que os programas sejam menos dependentes dos computadores ou ambientes computacionais específicos , a esta caracteristica, dá- se o nome de portabilidade. Isto acontece porque os programas escritos em linguagens de programação são traduzidos para o código de máquina do computador no qual será executado o programa, em vez de serem directamente executadas.
1.Advento e evolução das pincipais linguagens de programação
A evolução das linguagens de computador, ou linguagens de programação como são trivialmente conhecidas é anterior ao advento do primeiro computador moderno.
Esta evolução desencadeou-se em diversas fases, o que acabou culminando com a coesão e robustez com que estas se apresentam nos dias de hoje. De princípio as linguagens de programação resumiam-se apenas em códigos. E com o passar do tempo, estas foram ganhando coerrência e uma semântica bastante objectiva e util para o “suprir” das necessidades de uma evolução no modo de se programar os computadores .
1.1.História das Linguagens de programação
A evolução das linguagens de programação, desencadeou-se em varias fases, ao decorrer dos anos, desde os tempos remotos da Condessa Ada Lovelace entre os anos 1842-1843, até aos dias de hoje.
1.1.1Lady Ada Lovelace
Os historiadores, reconhecem Ada Lovelace