trabalho
A Sinalização de Segurança tem por objetivo alertar sobre a existência de perigo que possa expor o trabalhador ao risco de danos físicos. Entende-se por sinalização de Segurança aquela Sinalização que está relacionada com um objeto, uma atividade ou uma determinada situação, que é possível de provocar determinados perigos para o trabalhador.
A sinalização desempenha um papel importante como forma de informar os trabalhadores dos vários riscos inerentes às suas atividades, conduzindo-os a atitudes preventivas e de proteção, reduzindo o risco de acidentes.
Requisitos que devem conter no desenvolvimento de um símbolo de segurança :
Possuir contornos fortes para atrair a atenção;
Ser simples e de fácil entendimento;
Ser completo e não em parte;
Não possuir duplo sentido;
Ser simétrico, se possível.
Veja alguns exemplos de avisos :
Cor de segurança - cor à qual é atribuído um determinado significado.
Placa - sinal que combina uma forma geométrica core e um símbolo ou pictograma, visando fornecer uma indicação cuja visibilidade deva ser garantida por iluminação adequada.
Placa adicional - utilizada em conjunto com outra placa e que fornece indicações complementares a esta.
Símbolo ou pictograma (imagem) – que descreve uma situação ou impõe um determinado comportamento e que é utilizada numa placa ou superfície luminosa.
Sinal acústico - sinal sonoro codificado, emitido e difundido por um dispositivo específico, sem recurso à voz, humana ou sintética.
Sinal de aviso - sinal que demonstra uma situação de perigo ou de um risco.
Sinal gestual – uma posição dos braços ou das mãos, ou qualquer combinação entre os membros, que, através de uma forma codificada, oriente a realização de manobras que representem risco ou perigo para os trabalhadores.
Sinal de indicação - sinal que fornece indicações não abrangidas por sinais de proibição, aviso, obrigação e de salvamento ou de socorro.
Sinal luminoso - sinal emitido por