FIDIC
Private Equity consiste no investimento de valores mobiliários de empresas com potencial de crescimento diferenciado que possam gerar retornos maiores que a média de mercado, proporcional ao alto risco e a baixa liquidez das operações. Os investidores podem ser individuais, institucionais ou através de fundos de investimentos, onde um gestor de fundos capta recursos de um ou mais investidores e administra os investimentos.
Agregar recursos e conhecimentos, visando o crescimento acelerado e a sustentabilidade da empresa, para no final vender a sua participação, retornando os recursos gastos aos investidores.
É um fundo de alto risco, baixa liquidez, mas com excelente expectativa de retorno.
A principal razão para capitalização das empresas está no seu próprio crescimento. Esta é a lógica principal dos investimentos de Private Equity e Venture Capital. Concomitantemente, são várias as vantagens geradas para as empresas a partir deste tipo de capitalização, como por exemplo:
Governança Corporativa; Apoio a Gestão; Canais de Financiamento Restrito ao Mercado; Diluição de Riscos; Acompanhamento do Ciclo de Crescimento da Empresa;
A entrada de um investidor alinha a empresa as mais importantes práticas de Governança Corporativa existentes, tais como a constituição de um conselho de administração, aprimoramento de controles e sistemas internos, auditoria externa. Essas boas práticas corporativas dão a empresa uma maior confiabilidade e transparência frente ao mercado.
Os investidores se envolvem diretamente com a equipe de gestão da empresa investida, contribuindo nas decisões estratégicas, através das reuniões do conselho de administração, reuniões periódicas com os sócios e principais