vigilancia em saude
MÓDULO 7- VIGILÂNCIA EM SAÚDE
ANA PAULA BRANDÃO SOUTO
NOVEMBRO-2012
MÓDULO 7: VIGILÂNCIA EM SAÚDE O módulo foi iniciado com a integração grupal no dialogo sobre a avaliação anterior e da aprendizagem. A questão ambiental ainda é pouco conhecida pela população no Brasil e atinge basicamente as classes mais privilegiadas da sociedade. A Educação Ambiental já é lei no país. A Lei 9.795 de 27/04/1999 institui a Política Nacional de Educação Ambiental a qual reza que todos os níveis de ensino e da comunidade em geral têm direito à educação ambiental e que os meios de comunicação devem colaborar para a disseminação dessas informações. Até o momento pouco foi implantado nessa área.
Existem duas dimensões que interagem na temática da saúde ambiental: uma é formada por práticas sociais e a outra sob a luz científica. A primeira dimensão tem a Declaração da Eco-92, na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD) como base. A segunda utiliza a epidemiologia como modelo científico para integrar as áreas de produção, ambiente e saúde (GIRALDO, 2005; PALÁCIOS et al., 2004).
A ECO-92 foi um marco para o setor ambiental, e influenciou o setor de saúde ao colocar os seres humanos e sua saúde como objetivo principal na elaboração de políticas públicas sendo que este seria alcançado pela promoção de um meio ambiente saudável em harmonia com a produção buscando meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da terra.
Neste sentido, o setor da saúde pública pode intervir nos processos sociais que influem na saúde humana e do meio ambiente; a integração do fator ambiente no campo da saúde da família necessita de uma abordagem interdisciplinar, e áreas do conhecimento como a Ecologia e conceitos como o da Sustentabilidade estão integrados a este processo (GIRALDO, 2005).
O envolvimento entre a ecologia e saúde, que