Vigilancia da saude materna
Importância da vigilância da saúde materna
A consulta do médico de família e do enfermeiro, para uma avaliação pré-concepcional adequada, no sentido de despistar precocemente factores de risco, possíveis de serem alterados ou mesmo eliminados antes da gravidez. O objectivo geral da vigilância da saúde materna: promover através da adequada vigilância pré-natal um impacto positivo na qualidade de saúde materno-fetal.
Diferentes tipos de parto
Aspectos fisiológicos de um parto dito normal
Cuidados relativos a puérpera mobilização, alimentação, amamentação, higiene
A alimentação deverá ser a mais equilibrada e variada possível, ingerir bastante líquido e comer de tudo. Embora haja alimentos que deverão ser evitados como alimentos cremosos, tabaco, bebidas alcoólicas e gaseificadas.
A higiene deverá ser cuidada, com banhos normais (preferência aspersão). Lavar os mamilos antes e depois das mamadas, realizar massagens nas mamas estimulando a produção de leite, pressionar a aréola e realizar movimentos circulares, ajudando o bebé a ter uma melhor sucção além de evitar rachaduras e fissuras durante o aleitamento materno. Em caso de dor na região das mamas devido à grande quantidade de leite é recomendado que se tire um pouco do mesmo. Fazer uso de sutiã firme e bem ajustado. Deve-se ver a luz do dia todos os dias.
Orientar a puérpera a realizar actividades normais relativamente às tarefas domésticas, evitando, no entanto, esforços físicos: subir e descer escadas com frequência, períodos longos em pé. Exercícios como, caminhar, nadar e andar a pé são importantes, mantém o coração e os pulmões em boa forma e dão-lhe mais energia.
Complicações que podem ocorrer durante o período pós-parto
Hemorragia pós-parto
Depressão
Mastite (A mastite é uma inflamação das glândulas da mama causada pelo acúmulo de leite e acontece