Mortalidade Materna e Fetal no Município de Rio Branco
Aluno (a): Sarajane Rodrigues de Melo Data: 12/02/2014
Atividade Final Tutor: Yluska Myrna Meneses Brandão e Mendes
Atividade reenviada: ( ) sim ( ) não
Mortalidade Materna, infantil e Fetal No Município de Rio Branco.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, “morte materna” é aquela ocorrida durante a gestação ou dentro do período de 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez, devido a qualquer causa relacionada com ou agravada pela gravidez ou por medidas em relação a ela, porém não devida a causas acidentais ou incidentais. Após esse período, e em até um ano após o parto, também pode ocorrer o chamado óbito materno tardio. Já a “morte infantil”, refere-se aos óbitos de crianças menores de um ano.
O estudo da mortalidade materna e infantil no município de Rio Branco nos levou a conhecer a realidade em que elas acontecem, suas causas e sua evitabilidade, as fragilidades da rede de serviços e da atenção à saúde das mulheres, sendo assim este documento visa contribuir para a implantação e implementação das políticas públicas, contribuindo assim com a prevenção e a redução da razão da mortalidade materna no Município de Rio Branco. No Município de Rio Branco, no ano de 2013, ocorreram 05 mortes maternas sendo as causas:
1. Morte materna por aborto provocado e violência sexual;
2. Morte materna por violência;.
3. Morte materna por dengue e
4. Morte materna por síndrome de hellp.
Além das mortes maternas ainda ocorreram:
1. Óbito fetal por sífilis congênita;
2. Morte neonatal por asfixia perinatal e
3. Morte infantil (criança em fronteira com o município).
Sabe-se que no município de Rio Branco, existe uma política de saúde da mulher, e que ações estão sendo desenvolvidas para se estruturar a rede, trabalhando na prevenção, promoção e atenção às