VIGIL NCIA EM SA DE AMBIENTAL
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
A Vigilância em Saúde Ambiental compreende o conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e entidades públicas e privadas, relativos à vigilância em saúde ambiental, visando o conhecimento e a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção da saúde ambiental, prevenção e controle dos fatores de riscos relacionados às doenças e outros agravos à saúde Instrução Normativa SVS/MS nº 1/2005.
A vigilância ambiental em saúde, segundo (BRASIL 2002, p. 17), possibilita a “incorporação de uma visão mais ampla do conjunto de fatores ambientais, decorrentes da atividade humana ou da natureza, que deverão ser sistematicamente monitorados levando-se em consideração o território onde estas interações entre o homem e o meio ambiente ocorrem, elegendo o município como o espaço privilegiado das práticas de saúde pública para o acompanhamento e o controle dos efeitos ambientais na saúde humana”.
A Vigilância em Saúde Ambiental foi criada no Ministério da saúde através da instrução normativa Nº. 1, de 7 de março de 2005 e implantada na Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental - CGVAM.
A Vigilância Ambiental em Saúde é definida como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. Suas ações estão relacionadas com a prevenção e exposição humana aos fatores de riscos e não com os eventos adversos que atingem o ambiente.
Objeto De Ação (quando houver população exposta):
- Água para consumo humano;
- Ar;
- Solo;
- Contaminantes ambientais e substâncias químicas;
- Desastres naturais;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Fatores físicos;
- Ambiente de trabalho.
Objetivos
a)