Vigil Ncia Em Sa De Ambiental
Aluno: Erick Maranhão Onitzkanska DRE 110144996
Defesa e Gestão Estratégica Internacional
Análise sobre quais os principais desafios da Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil na atualidade.
A partir do surgimento do movimento ambientalista houve uma mudança na forma de pensar em saúde, qualidade de vida e bem estar. Com a conscientização da população mundial ao se atentar para os riscos das mudanças climáticas e influencias que modo de produção intensivo tem sobre a saúde dos ecossistemas e os seres vivos que neles vivem ou dependem, notou-se a necessidade de aumentar a preocupação e os cuidados com saúde ambiental em relação a saúde dos indivíduos que dependem desses biomas.
O Brasil demorou a reconhecer as necessidades e intervir nessas situações que demandam preocupação. Apesar de ter leis, regras e normas relacionadas a saúde ambiental, ainda estamos muito devagar em relação a outros países do mundo. Temos nos Brasil uma extensa faixa de terra produtiva, por isso o ‘’agrobussiness’’ se tornou uma enorme fonte de renda para latifundiários e pequenos produtores que tiram da terra o seus sustento. A partir disso a necessidade de se produzir cada vez mais e mais rápido foi trazendo a tona diversos problemas ligados à saúde ambiental e o desenvolvimento não sustentável.
Enquanto não houver uma reeducação da população e dos produtores e interessados políticos nesse modo de produção não sustentável não haverá uma solução imediata para os problemas de saúde. Problemas esses que não estão apenas relacionados à ausência de uma doença e sim a qualidade de vida, bem estar físico, social e mental. A questão da saúde ambiental sempre irá esbarrar no poderio econômico e nos lucros, pois quanto maior for a redução dos custos , maior será o lucro.
Lucro que é advindo do uso intensivo de agrotóxicos, pesticidas, inseticidas e herbicidas que diminuem o tempo da produção e aumentando a mesma. A questão econômica sempre estará em pauta, pois