vigiar e punir
O livro resenhado foi escrito por Michel Foucault. Nascido na França, aos 15 de Outubro de 1961, publicou as seguintes obras: “Doença Mental e Psicologia” (1964); “História da Loucura” (1961) – tese de doutorado na Sorbone que firmou como filósofo; ”Nascimento da Clínica” (1963); “ As Palavras e as Coisas” (1966); “A Arqueologia do Saber” (1969); Vigiar e Punir” (1975). Deixou inacabada a obra “História da Sexualidade”, tendo publicado o primeiro dos seis volumes em 1976 sob o título “ A vontade de Saber”. Em 1984, pouco antes de sua morte, publicou outros dois volumes: “O Uso dos Prazeres” e “O cuidado de si”. Esteve no Brasil onde pronunciou importantes conferências, entre elas, “A Verdade e as formas Jurídicas”, ministrada na PUC do Rio de Janeiro. Morreu nos EUA, no dia 25 de junho de 1984, aos 57 anos.
A presente resenha foi elaborada por Rejane Alves Barbosa Henrique da Silva, acadêmica do 6º semestre do curso de Psicologia da Faculdade Anchieta de São Bernardo do Campo-SP; aluna da disciplina Psicologia Institucional e Comunitária, ministrada pela professora Aline Aleixo.
“Todas as violências e arbitrariedades são possíveis na prisão, mesmo que a lei diga o contrário, porque a sociedade não só tolera, mas exige que o delinquente sofra”. (Michel Foucault)