Vidros
Relatório de Materiais de Construção Civil 2
Viviane Ikeda – Engenharia Civil
Professora: Ana Paula Milani
Campo Grande, MS
2013
Tecnologias avançadas de vidros para uso em vedações verticais e horizontais de ambientes construídos.
Introdução
Dos materiais tradicionais, empregados na construção civil, o vidro talvez seja aquele que tem experimentado maior desenvolvimento.Inovações tecnológicas na fabricação do material permitem, a cada dia, novas possibilidades de uso do mesmo.
As complexas edificações que se erguem ano após ano em cidades consideradas referências globais da arquitetura moderna, como Tóquio, Dubai, Londres, Sidney, Nova York e outras, não deixam dúvidas: quer por seus atributos intrínsecos, quer pelas avançadas tecnologias que vem incorporando, o vidro é um elemento -chave na concepção dos mais arrojados projetos no cenário arquitetônico mundial.
“O vidro na arquitetura apoia-se em suas propriedades inigualáveis de transparência e longevidade. Nenhum outro material oferece ao arquiteto a mesma versatilidade e flexibilidade, especialmente quando se deseja combinar luz e ousadia arquitônica em um só projeto e fazer com que ele resista ao teste do tempo", afirma o engenheiro O'Callaghan, responsável pelos envidraçados projetos das lojas da Apple espalhadas pelo mundo.
A complexidade que caracteriza a concepção dos envelopamentos e fachadas tem exigido do material um desempenho nunca antes imaginado, tanto do ponto de vista estético como tecnológico e funcional.
Novos tipos de vidro são lançados a todo momento, com benefícios cada vez mais diferenciados, com relação tanto à segurança, como ao aproveitamento térmico e de luminosidade.
Características dos vidros
Os vidros, materiais transparentes às radiações visíveis, têm função de permitir a iluminação natural do espaço interior e estabelecer uma conexão visual com o exterior até