HueHue
Colégio Estadual Presidente Castelo Branco
Bonfinópolis; 11 de Março de 2014
Professora: Janaína
Alunos: Álvaro Sales, Felipe Nunes e Philipe Matheus
Série: 2º Ano “B”
INTRODUÇÃO
Ao tema proposto pela professora iremos relatar e explicar sobre a vida e as obras de Paolo Uccello, ao qual destacaremos as suas ideias elaboradas nos seus quadros, e as perspectivas de seus contextos, e ao qual morreu pobre, e acabaram copiando suas ideias, Piero Della Francesca, Albrecht Dürer e Leonardo da Vinci.
DESENVOLVIMENTO
Paolo Uccello (1397, Florença — 10 de Dezembro de 1475, Florença) foi um pintor italiano. Uccello fez parte do Quattrocento do Renascimento, destacando-se por sua maestria nas pinturas em perspectiva e pela impressão de relevo que deu à pintura, recorrendo para isso ao claro-escuro (chiaroescuro). Era obcecado pela perspectiva e passava noites tentando entender o Ponto de fuga. Usava-a para criar uma sensação de profundidade em suas obras e não para narrar histórias.
A primeira pintura de Paolo foi Santo Antônio com São Cosme e Damião, uma encomenda do hospital Lelmo. Para a Santa Maria Maior, ele pintou um afresco da Anunciação. Nele, Ucello pintou um grande prédio com colunas em perspectiva. Paolo gostava de pintar animais e tinha uma grande coleção de figuras de pássaros, especialmente. Criou vários afrescos sobre o Gênesis, o Dilúvio e a Arca de Noé. Por essa razão, ficou conhecido como pintor de grandes paisagens.
A partir de 1432, começou a trabalhar especialmente em Florença, executando afrescos para igrejas (especialmente a Catedral de Florença) e clientes particulares. Em 1436, foi lhe encomendado um afresco de Sir John Hawkwood. Nesse monumento equestre, mostrou sua habilidade na perspectiva, ao criar uma pintura que, vista de baixo, faz com que o