Vidros
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão.
Por que é utilizado?
O vidro tem incontáveis aplicações nas mais variadas indústrias, dada suas características de inalterabilidade, dureza, resistência e propriedades térmicas, ópticas e acústicas, tornando-se um dos poucos materiais ainda insubstituível, estando cada vez mais presente nas pesquisas de desenvolvimento tecnológico para o bem-estar do homem.
Como é produzido?
O processo da criação do vidro se assemelha ao processo de fabricação de uma torta. Primeiro se junta os ingredientes que são 70% areia, 14% de cálcio mais 2% de componentes químicos. Logo depois os ingredientes já misturados seguem para um forno industrial que pode chegar até a 1500 °C. A mistura então fica algumas horas no forno até se fundir e virar um material meio líquido. Esta mistura ao ser retirada do forno vira uma meleca meia dourada. A partir dai ela é canalizada até os moldes específicos. Dois moldes são usados na fabricação, um primeiro onde vai ser definido apenas o contorno inicial do objeto formando uma bolha de ar dentro da 'meleca'. Depois vem o molde final onde um 'canudo' é enfiado na bolha e por este canudo uma maquina injeta ar moldando a mistura até ela tomar a forma desejada. Depois disso o objeto começa a ficar rígido e é deixado para esfriar podendo já ser utilizado horas depois.
Característica
Reciclabilidade
Transparência (permeável à luz)
Dureza
Não absorvência
Ótimo isolador dielétrico
Baixa condutividade térmica
Recursos abundantes na natureza
Durabilidade
Aplicação na Civil
Desde 1980, o vidro tem conquistado espaço na arquitetura e construção civil. Ele é utilizado com frequência em fachadas, coberturas, pisos, divisórias, portas, janelas, escadas e paredes, além do seu uso como elemento de segurança em guarda-corpos. Podemos considerar que o largo emprego deste material se deve ao fato de que ele possibilita