Vidro
“pré-história”
1946
1957
1964
1970
presente
1ª geração
2ª geração
3ª geração
5ª geração
4ª geração •representação da informação
•melhorar eficiência do equipamento
•aumentar velocidade, rendimento, fiabilidade •diminuir tamanho, custo, consumo, calor dissipado
•melhorar interface com o utilizador
•melhorar comunicação
•aumentar padronização
1ºgeração Válvulas (Bugs) tinha 20mil Caracteristicaas: grande consumo de energia, confiabilidade não garantida
Por volta da década de quarenta (40), Harvard Ainken, de Harvard, John Von Neuman,do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, J. Presper Eckert e William Mauchley, da Uni-versidade da Pensilvânia, e Konrad Zuse, na Alemanha, dentre outros tiveram sucesso na cons-trução de máquinas de cálculo utilizando válvulas. Essas máquinas eram gigantescas e utiliza-vam milhares de válvulas, eram projetadas para realizar cálculos simples e levavam muitotempo para operá-los. Este trabalho melhorou com o início da década de cinquenta (50), coma introdução dos cartões perfurados. O que tornou possível gravar programas em cartões paradepois lê-los, em vez de usar cabos conectores.
2ºgeração Caracteristicas: mais potencia e confiabilidade, menos tamanho e menos consumo de energia
A Segunda Geração marca a fase dos transistores e sistemas de lote. O termo
Transís-tor
vem do inglês e faz referência a:
TRAN
sfer + re
SISTOR
(Resistência de transferência). Éconstituído por cristais semicondutores, sua descoberta foi tão revolucionária que refletiu napremiação do Nobel a três cientistas da Bell Labs dos EUA.
Isso porque trata-se de um componente eletrônico capaz de atuar como controladorde corrente, o que possibilita o seu uso como amplificador de sinais ou como chave eletrônica.Em qualquer uma das duas funções o transistor encontra