Vidrarias
Almofariz (Grau) e Pistilo - Aparelho usado na trituração, pulverização e homogeneização de sólidos. Pode ser encontrado em vários materiais e os de porcelana são mais comuns.
Balão de destilação ou Balão de Engler - Balão de fundo chato com saída lateral para passagem dos vapores durante uma destilação.
Balão de fundo chato – Balão de vidro empregado para aquecimento ou armazenamento de líquidos ou solução (pode apresentar junta de vidro esmerilhado, ou não).
Balão de fundo redondo – Balão de vidro usado para aquecimento de líquidos e reações químicas de modo geral (com ou sem refluxo). Pode ser utilizado para destilações em substituição ao balão de Engler, para tanto, é necessário que apresente junta de vidro esmerilhada e que se já utilizado uma cabeça (adaptador) de destilação.
Balão volumétrico – Como toda vidraria volumétrica apresenta aferição precisa de volume. Desta forma, é empregado na preparação de soluções de concentração conhecida.
Barras Magnéticas ou peixinhos – Tem função de agitar a solução sem contato com o meio externo, homogeneizar soluções, entre outros. É muito utilizada em laboratórios de análises que contam com agitadores magnéticos, onde colocam a barra magnética e a mesma faz a agitação com o agitador. A Barra magnética é revestida em PTFE tendo três formatos principais: barra magnética cilíndrica, barra magnética lisa ou barra magnética com anel central.
Bastão de vidro ou Bagueta - É um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções, mantendo as massas líquidas em constante movimento. Também pode ser utilizado na transferência de líquidos e no auxilio a filtração.
Béquer–Seu formato de assemelha ao de um copo e é utilizado para pesar, dissolver substâncias ou