vidrarias
Tubos de ensaio: um dos utensílios mais úteis em laboratório, usado para fazer reações em pequena escala.
Placa de Petri: é um recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico que os profissionais de laboratório utilizam para a cultura de micróbios.
Pipetas (graduada, volumétrica) - são aparelhos graduados com a finalidade de medir rapidamente, pequenos volumes. A pipeta volumétrica ou de transferência serve para livrar um volume perfeitamente conhecido de líquido. Apresenta uma parte com um bulbo, e na parte superior, uma linha indicando a capacidade da pipeta. Essas são mais precisas do que pipetas graduadas. As pipetas devem ser preenchidas com auxílio do bulbo pipetado.
Auxiliar de pipetagem: utilizado para pipetar líquidos viscosos tais como meio de cultura e culturas microbianas.
Alça de Drigalsky - serve para espalhar suspensões de microrganismos na Placa de Petricontendo meio de cultura sólido.
Lamina de vidro: espalhar o material a ser examinado no microscópio.
Lamínulas: são pequenos quadrados de vidro que cobrem o espécime colocado na lâmina, achatando-o para uma melhor visualização.
Frasco de cultivo microbiano: frascos utilizados para analise de agua e alimentos.
Tubos Durham: são utilizadas em microbiologia para detectar a produção de gás por microrganismos . Eles são simplesmente pequenos tubos de ensaio inserido de cabeça para baixo em um outro tubo de ensaio.
Termômetro: é um instrumento de laboratório que serve para avaliar a temperatura de soluções ou experimentos.
Balão de fundo chato: destina-se a destilações químicas e seu uso é semelhante ao balão de fundo redondo, porém mais apropriado aos aquecimentos sob refluxo, podendo ser apoiado sob superfícies planas , nele são aquecidos líquidos e realizadas reações com a liberação de gases.