Vidrarias E Equipamentos
1. Béquer É de uso geral no laboratório, podendo ser de vidro ou de plástico. Serve pra fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos, função aderida somente ao béquer de vidro. Béquer de vidro. Béquer de plástico.
Não é muito utilizado para medir volume de líquidos, pois sua medida é muito imprecisa.
2. Erlenmeyer É utilizado em titulações, aquecimento de líquidos sobre a tela de amianto, dissoluções de substâncias e reações entre soluções.
Por possuir um pequeno diâmetro de gargalo, é indicado para alguns procedimentos e manipulações, diminuindo o risco de respingos.
3. Balão de fundo chato Usado para contenção e aquecimento (sobre tela de amianto) de líquidos ou reações com desprendimentos de gases e destilações químicas.
4. Balão de fundo redondo de destilação O balão de fundo redondo é um recipiente de forma esférica, redondo no fundo, com uma embocadura (gargalo) na sua extremidade superior para enchimento.
A sua aplicação restringe-se à destilação, onde serve de recipiente para o aquecimento energético. O balão de fundo redondo é de vidro, uma vez que a sua utilização exige temperaturas muito elevadas não podendo ser de outro material.
5. Balão volumétrico Possui volume definido e é utilizado para preparo de soluções que necessitam de medidas de volume precisas.
6. Tubo de ensaio É usado para fazer reações em pequena escala, principalmente em testes de reação em geral. Deve ser aquecido em movimentos circulares cuidadosamente sobre a chama do bico de Bünsen.
7. Funil de vidro Utilizado em filtrações simples com auxílio do papel de filtro e em transferência de líquidos ou soluções de um frasco para outro. Não deve ser aquecido.
8. Bastão de vidro Usado na agitação e transferência de líquidos e soluções.
9. Vidro-relógio Usado em análises, evaporações e como recipiente na pesagem em pequena escala de substâncias não