Vidrarias e equipamentos em laboratório
VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS EM LABORATÓRIO
Curso: 1º semestre - Nutrição
Disciplina: Química
COLABORADORES
Natalia Freire
Priscila Ferrassa
Ramona de Sousa
INTRODUÇÃO
Vidraria refere-se a uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro. Em geral é utilizada em análises e experimentos científicos, principalmente nas áreas de químicas e biologia. Atualmente alguns equipamentos estão sendo fabricados com plásticos, em sua maioria por razões econômicas, contudo o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte. Muitas peças de vidraria são produzidas em vidro borossilicato, por agregar á peça, a resistência ao choque térmico e melhorar a resistência mecânica e aos químicos.
Em algumas aplicações, como por exemplo, no armazenamento de produtos, é utilizado o vidro escurecido para minimizar os efeitos da exposição de seu conteúdo á luz.
OBJETIVOS
Adquirir conhecimento básico sobre o manuseio de vidrarias e equipamentos de um laboratório de química, que é uma aprendizagem fundamental para que o estudante tenha um bom desempenho na execução de futuras atividades praticas.
As vidrarias são, em uma maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros, obviamente. As matérias de metal podem servir para suporte e manuseamento das vidrarias. Existem também matérias de porcelana, de borracha ou plástico e matérias que são fontes de aquecimento.
DESENVOLVIMENTO - RELAÇÃO DE MATERIAIS
ERA DE SUCÇÃO: é usada para auxiliar nos procedimentos de pipetagem.
MICROSCOPIO: aparelho óptico utilizado para visualizar estruturas