Atps Desenv
PASSO2
Estrutura do Ativo
Nesse passo aceitamos o desafio de entender sobre as estruturas das demonstrações financeiras, entendemos que o ativo sempre irá representar os bens que a empresa possui e de acordo com a legislação o Ativo pode ser dividido em 3 grupos, realizar o ativo significa transformá-lo em dinheiro
Circulante : Ativos que a empresa recebe ou realiza no prazo máximo de 1 ano.
Ex: Caixa e bancos, aplicações financeiras, duplicatas a receber e estoques.
Realizável longo prazo: Ativos que são realizados após 1 ano.
Ex: Créditos de coligadas e controladas.
Permanente : Ativos de uso nas atividades das empresas que tem uma resposta lenta e demorada.
Ex: Investimentos em coligadas e controladas, imobilizado (maquinas, equipamentos, veículos, moveis, terrenos, e edifícios).
O balanço mostra qual é o volume de recursos que a empresa utilizou para manter ou aumentar o ativos, e também mostra como os recursos serão distribuídos dentro do ativo.
A análise do ativos deve ser feita observando sempre quanto há de recursos de curto prazo (Circulante) e quanto há de longo prazo (Permanente de Reealizavel). O Ativo mais importante é o de curto prazo, que normalmente tem maior liquidez e que é utilizado para garantir o pagamento de despesas e dividas.
Estrutura do Passivo
O Passivo representa as dividas e obrigações que a empresa possui, e também é dividido em 3 grupos.
Circulante: Dividas que a empresa deve pagar no prazo máximo de 1 ano.
Ex: Fornecedores, salários e encargos, impostos a pagar, empréstimos bancários, contas a pagar, adiantamento dos clientes e imposto de renda.
Exigível a longo prazo : Dividas que a empresa deve pagar a partir de 1 ano.
Ex: Financiamentos, impostos parcelados, dividas de concordata.
Patrimônio Liquido: Recursos que são de propriedade dos sócios que permanecem com a empresa para seu próprio uso.
Ex: capital social, reservas de capital, reservas de lucros e lucros acumulados.
Demonstração de resultados
Diferente do