Vidrarias do Laboratório
Os equipamentos de um laboratório de química são utilizados para realizar experimentos, que nos farão compreender na prática essa disciplina. Para realizá-los de forma proveitosa precisamos de amplo conhecimento de tudo que iremos utilizar e fazer durante o mesmo. E é exatamente disso que se trata esse relatório.
As Vidrarias
Almofariz com pistolo: Usado na trituração e pulverização de sólidos.
Balão de fundo chato: Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o TRIPÉ com TELA DE AMIANTO.
Balão de fundo redondo: Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a ROTAEVAPORADOR.
Bico de Bunsen: Dispositivo usado para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. É formado por um tubo com orifícios laterais, na base, por onde entra o ar, o qual se vai misturar com o gás que entra através do tubo de borracha.
Condensador: São colunas de vidro com tamanho variável entre 10 cm e 1,7 metro, dentro das quais existem tubos em forma reta, espiral ou bolas seqüenciais. São utilizados em destilações.
Balão Volumétrico: Frasco utilizado para preparação e diluição de soluções com volumes precisos e pré-fixados.
Becker: É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a TELA DE AMIANTO.
Proveta ou cilindro graduado: Serve para medir e transferir volumes de líquidos. Não pode ser aquecida.
Kitassato: Utilizado em conjunto com o FUNIL DE BUCHNER em FILTRAÇÕES a vácuo.
Funil de Buckner: Utilizado em filtrações a vácuo. Pode ser usado com a função de FILTRO em conjunto com o KITASSATO.
Erlenmeyer: Serve para recolher frações de materiais destilados ou para conter misturas que serão homogeneizadas.
Funil de