aquecimento global
O Projeto Formação Continuada do Professor é um subsídio para raliazarmos algumas atividades para a formação de professores durante o estágio de gestão, que tem o objetivo de condicionar aos educadores palestras e estudos para uma melhor compreensão dos métodos e práticas do mesmo.
A Formação Continuada tem entre outros objetivos, propor novas metodologias e colocar os profissionais a par das discussões teóricas atuais, com a intenção de contribuir para as mudanças que se fazem necessárias para a melhoria da ação pedagógica na escola e consequentemente da educação. É certo que conhecer novas teorias, faz parte do processo de construção profissional, mas não bastam, se estas não possibilitam ao professor relacioná-las com seu conhecimento prático construído no seu dia-a-dia (Nóvoa, 1995a; Perrenoud, 2000).
Sabemos que a formação não pode ser considerada como o único fator determinante de uma atuação “boa” ou “ruim” do profissional da educação. O momento histórico, como são entendidos os conceitos de escola e de ensinar e aprender dita a concepção do professor e deve ser considerado para entendermos a Formação Continuada.
Justificativa
A formação profissional não consiste apenas em ouvir palestra ou fazer determinados cursos. Pelo contrário, ela é um processo contínuo e progressivo, onde a aprendizagem vai acumulando conhecimento e este sendo transformado em práticas bem sucedidas.
A leitura de bons livros, filmes oportunos, entrevistas, espetáculos memoráveis permite que se construa um profissional melhor habilitado para se trabalhar, principalmente em educação.
Foi pensando nesta multiplicidade de saberes que pensamos em realizar um projeto de formação que se complemente e que aborde o tem“ A hora do recreio“ , pois essa hora parece mais um campo de batalha onde ocorre brigas, acidentes e discursão entre alunos.
“É através da brincadeira que a criança experimenta, descobre, cria e exercita suas