vidrarias de laboratorio
-Vidrarias de Laboratório-
Relatório entregue ao professor George como parte das exigências da disciplina de Química Geral
Maria Isabela Campos Ruas
Montes Claros/MG
Março/2015
I. Introdução
Os princípios fundamentais em que se apoia a química são baseados em fatos experimentais, por isso os alunos e ou profissionais devem ter um grande esforço para aprender a executar seus trabalhos experimentais, tendo como principal basea vidraria, pois é de suma importância as tais no uso em experiências em laboratórios. Em qualquer procedimento de experiência cientifica,no preparo das substancias e na medição de quantidades as vidrarias são utilizadas. Por esses e outros motivos que se cria a necessidade de conhecer a variedade dessas vidrarias. São em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que se façam asmedidas precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. No entanto, asvidrarias de laboratório devem ser tratadas com o maior cuidado possível,porque o vidro utilizado é mais trabalhado que quaisquer outros vidros, por isso mais caros. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseio das vidrarias.
II. Objetivo
Esta aula proporciona ao aluno conhecimentos básicos sobre o manuseio de vidrarias e equipamentos de um laboratório de química, que é uma aprendizagem fundamental para que o estudante tenha um bom desempenho na execução de futuras atividades práticas.
III. Materiais
Balão de Fundo Chato:
Balão de Fundo Redondo:
Condensador:
Balão Volumétrico:
Béquer:
Proveta ou Cilindro Graduado:
Kitassato:
Funil de Bunchner:
Erlenmeyer:
Funil de Separação:
Bureta:
Funil:
Funil de Vidro:
Pipeta Graduada:
Pipeta Volumétrica:
Pipeta Automática:
Tubo de Ensaio:
Bico de Bunsen:
Dessecador:
Pisseta ou Frasco Lavador:
IV. Procedimento
Balão de Fundo Chato: Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases.