VIDAS SECAS PERSONAGENS
Fabiano: nordestino retirante, pai de família e pobre. É um homem embrutecido, de poucas palavras, comunicando-se na maioria das vezes por meio de sons e interjeições, mas ainda capaz de analisar a si próprio e sem nenhuma instrução. Tenta fazer o melhor por sua família, mas bebe muito e perde dinheiro no jogo. Volta e meia se compara aos bichos com os quais convive.=
Sinhá Vitória: mulher de Fabiano, é lutadora, determinada, forte e inconformada com a miséria em que vivem, trabalha muito na vida. É impaciente com os cuidados da casa e dos filhos. Tem uma percepção superior a do esposo e é capaz de pensar com clareza e objetividade. Seu sonho era ter uma cama de couro como a de Seu Tomás da bolandeira Além de tudo, sabe contar. Tem a habilidade de manter acesa a esperança de um futuro melhor para ela e sua família.
Filho mais velho: é uma criança sofrida, que acompanha os pais em suas andanças. A única amiga que possui é a cachorra baleia, e seu vocabulário é tão curto quanto o do um papagaio da família, mas ainda assim é um garoto curioso e adora fazer perguntas, entretanto, é sempre repreendido. Sonha em ter um amigo.
Filho mais novo: esse filho quase não se comunica, mas adora pensar que um dia quando crescer será admirado e respeitado pelo irmão e pela cachorra. Sonha em ser vaqueiro, como seu pai.
Baleia: a cachorra leal, e companheira de todas as horas, muito querida pelas crianças. Caçava para ajudar a família e ficava aparentemente triste, quando não encontrava um rato pra família se alimentar. Era tratada como gente e sofre com as dificuldades da seca e da falta de comida. É a mais humana das personagens, e foi sacrificada por Fabiano, por acreditar que ela estava infectada com raiva. Papagaio: era um papagaio estranho, pois pouco falava, só latia porque era o único som que escutava. Fora sacrificado na véspera a fim de aplacar a fome que se abatia sobre a família.