Vida
Keywords: História da África, 1885, Al-Masudi, Antiguidade, Australopithecus, Axum, Bíblia, Cidade-estado, Colonialismo, Colonização
A África é o território terrestre habitado há mais tempo, e pensa-se que foi neste continente que a raça humana surgiu. Os mais antigos fósseis de hominídeos encontrados em África têm cerca de cinco milhões de anos.
O Egipto foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se em África, há cerca de 4000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estados se foram sucedendo neste continente, ao longo dos séculos. Para além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos doutros continentes, que buscavam as suas riquezas, por vezes ocupando partes do “Continente Negro” por largos períodos. A estrutura actual de África, no entanto, é muito recente – meados do século XX – e resultou da colonização europeia.
Conteúdo
1 Proto-história de África
2 Pré-história de África
2.1 Norte de África
2.2 África subsaariana
3 História antiga de África
4 História recente de África
4.1 Colonização europeia de África
4.2 A África independente
Proto-história de África
De acordo com as descobertas mais recentes de fósseis de hominídeos, a África parece ter sido o “berço da humanidade”, não só onde, pela primeira vez, apareceu a espécie Homo sapiens, mas também grande parte do seus antepassados, os Australopithecus (que significa “macacos” do sul”), os Pithecanthropus (que significa “macaco-homem”) e, finalmente, o género Homo (ver Swartkrans, por exemplo).
Pré-história de África
Norte de África
África subsaariana
História antiga de África
■História do Egipto
■História da Etiópia
■Fenícia
■Axum
■Meroe
■Grande Zimbabwe
■Paisagem Cultural de Mapungubwe
História recente de África
Pode dizer-se que a história recente ou “moderna” de África, no sentido do seu registo escrito, começou quando povos de outros continentes começaram a registar o seu conhecimento sobre os povos