Vida e Obra de Raul Seixas : O Maluco Beleza
Raul dos Santos Seixas nasceu em Salvador, Bahia, em 28 de julho de 1945, filho de Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Seixas. Pai engenheiro e mãe dona de casa. É registrado como Raul Santos Seixas por causa do pai Raul, e do avô paterno Raulzão, ficando assim, conhecido como Raulzito. (RAUL SEIXAS, 1880)
Embora gostasse de lembrar que havia nascido no ano em que explodiu a bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, outros acontecimentos marcantes ocorreram na história nesse mesmo ano. No Brasil o presidente Getúlio Vargas estava sendo deposto por um golpe militar. Na Alemanha Hitler se suicidava, na Itália Mussolini era fuzilado em plena praça pública e no Rio nascia a Academia Brasileira de Música. (JAY VAQUER,1999)
Raul moleque travesso fugia da escola, roubava boletim em branco para enganar os pais. O pai, sempre foi um homem culto, seu amor pelos livros despertou interesse em Raul, e era em sua biblioteca particular que Raul escolheu seus primeiros livros, a vasta coleção literária era o brinquedo preferido de Raul na infância.
Em 4 de dezembro 1948, nasceu Plínio Seixas, o único irmão de Raul, desde pequeno Raul tinha mania de pegar os cadernos do colégio, criar histórias e depois vender ao irmão. O personagem principal das historias era Melô, um cientista maluco que viaja no tempo.
Eu estava muito preocupado com a filosofia sem o saber (isto é, eu não sabia que era filosofia aquilo que eu pensava). Tinha mania de pensar que eu era maluco e ninguém queria me dizer. Gostava de ficar sozinho. Pensando. Horas e horas. Meu mundo interior é, e sempre foi, muito rico e intenso. Por isso o mundo exterior naquela época não me interessava muito. Eu criava o meu. ( RAUL SEIXAS, 1992)
Raul ganhou seu primeiro violão aos 9 anos, de presente dos pais, ao qual, a princípio, ele não deu muita importância, naquela época a música para Raúl era secundária, seu sonho mesmo era ser escritor. A música começou a encantar Raul por causa do