Vida e obra de karl marx
Hoje em dia nós temos um mundo muito bem desenvolvido em questões de ciências.
E as ciências sociais não são uma excepção. Mas o desenvolvimento das ciências socias como tantas outras não são obra do acaso, mas sim fruto de grandes pesquisas.
Neste trabalho destacaremos apenas quatro dentre os muitos que contribuíram para o engrandecimento das ciências sociais, nomeadamente: * AUGUSTE COMTE * ÉMILE DURKHEIM * KARL MARX * MAX WEBER
1-AUGUSTE COMTE
1.1-VIDA
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte nasceu aos 19 de Janeiro de 1798 em Montpellier — Paris, e morreu aos 5 de Setembro de 1857 foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo.
Em 1814, aos dezasseis anos de idade, com interesse pelas ciências naturais, conjugado às questões históricas e sociais, ingressou na Escola Politécnica de Paris. No período de 1817-1824 foi secretário do conde Henri de Saint-Simon, expoente do socialismo utópico. São dessa época algumas fórmulas fundamentais: "Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto" (1819) e "Todas as concepções humanas passam por três estágios sucessivos - teológico, metafísico e positivo -, com uma velocidade proporcional à velocidade dos fenómenos correspondentes" (1822) - "lei dos três estados".
Em 1824, rompeu com Saint-Simon ao discordar das ideias deste sobre as relações entre a ciência e a reorganização da sociedade. Comte estava convicto que o mestre priorizava auxílio à elite industrial e científica do período com sacrifício da reforma teórica do conhecimento.
Em 1826, sofreu um colapso nervoso enquanto trabalhava na criação de uma filosofia positiva, supostamente desencadeado por "problemas conjugais". Recuperado, iniciou a redacção de Curso de filosofia positiva (renomeado para Sistema de filosofia positiva em 1848), trabalho que lhe tomou doze anos.
Em 1842, perdeu o emprego de examinador de admissão à Escola Politécnica por criticar a corporação universitária francesa. Começou a ser ajudado por