Karl Marx - vida e obra
CONTEXTO HISTÓRICO:
Karl Heinrich Marx nasceu em Tréveris na antiga Prússia, hoje Alemanha, em 05 de maio de 1818. O momento era de processo de industrialização; essa região é a que mais se desenvolvia nesta época.
Viveu no contexto de surgimento das grandes indústrias, com a estruturação do capitalismo moderno e formação de uma população marginalizada que não partilha dos benefícios gerados pelo progresso industrial e tem sua força de trabalho explorada em condições subumanas.
INFLUÊNCIAS TEÓRICAS:
Herdeiro do Iluminismo: a razão como instrumento de compreensão da realidade e de sua transformação.
Socialismo Utópico: constatação de que os desacordos entre os interesses da burguesia e os do proletariado constituem uma mola que move o sistema capitalista e que é essencial à sua existência, conforme ensinamentos de Gilberto Cotrim.
Economia Política (Adam Smith e David Ricardo): Marx observa que a realização do capital, a acumulação de riquezas é produzida pelo trabalho não-pago.
Filosofia Clássica Alemã: a) Dialética de Georg Wilhelm Friedrich Hegel: a realidade histórica é resultado de um movimento constante de auto-superação desencadeado por suas contradições e conflitos que lhe são inerentes.
b) Ludwig Feuerbach: Marx incorpora o materialismo sob uma perspectiva histórica, porque "a sociedade, o Estado e o Direito não surgem de decretos divinos, mas dependem da ação concreta dos homens na História".
Marx avança na crítica à religião, aliando à dialética o materialismo: o materialismo dialético é a base do pensamento marxista. Manteve o entendimento da história enquanto progressão dialética (ou seja, o mundo está em processo graças ao choque permanente entre os opostos; não é estático). Passou a compreender que a origem da realidade social não reside nas idéias, na consciência que os homens têm dela, mas sim na ação concreta (material, portanto) dos homens, portanto no trabalho humano.
OBRAS:
Marx apresentou a tese de