Vida e Obra de Homero Massena
O talento de Homero podem ser apreciado na pintura do teto do Teatro Carlos Gomes. Na minha opinião, uma de suas maiores obras, foi a fundação da Escola de Belas Ates do Espírito Santo, da qual foi o primeiro diretor e professor, escola que tornou-se o Centro de Artes da UFES.
Em Minas Gerais Homero foi Prefeito da cidade de Bonfim, foi também afinador de piano, relojoeiro, saltimbanco, redator político de diversos jornais, oficial de Ligação do exército constitucional da revolução de 1932, ele era formado em odontologia mas nunca exerceu a profissão, sua paixão era mesmo a pintura.
Ele pintava desde os 15 anos e deixou uma obra monumental, suas mais de dez mil telas estão espalhadas pelo Brasil. As pinceladas impressionistas do artista, aparentemente, demonstram despreocupação com o primeiro plano e explodem em pinceladas que proporcionam ao expectador imagens diferentes dependendo da distância eem que contempla a obra.
Massena recebeu muitos títulos, entre eles a Medalha de ouro da Sociedade dos Artitas Nacionais, entidade da qual recebeu também os diplomas de sócio fundador e benemérito. Do Governos de Minas Gerais recebeu como prêmio uma viagem à Europa e do Governo Federal recebeu uma pensão vitalícia. Do Espírito Santo recebeu o título de Cidadão Espírito Santense.
Homero teve seus trabalhos expostos na galeria Rembrandt, em paris nos anos de 1906 a 1909 e em 1930. Um recorte de Jornal de Cachoeiro datado de 1939 escreveu: "Raras vezes tem a nossa gente oportunidade de se delitar num ambiente de arte pura como a que ora se apresenta. Nome consagrado na vida nacional, como uma de suas