RESENHA CRITICA QUALIDADE DE VIDA
A Qualidade de Vida no Trabalho surgiu a partir de alguns princípios que, consequentemente, serviriam para melhoria do método de trabalho, isso no passado. Hoje o desafio é tornar a Qualidade de Vida no Trabalho numa ferramenta gerencial efetiva.
De fato, a Qualidade de Vida no Trabalho deve ser implantada como um método de auxílio, para que haja uma melhoria na qualidade de vida no que tange aos funcionários de uma organização. O trabalhador no seu ambiente de trabalho com condições de trabalho desempenha seu papel com qualidade.
Alguns autores trazem definições sobre Qualidade devida no Trabalho, como por exemplo: “Qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerencias no ambiente de trabalho”.
Alguns livros dizem que a Qualidade de Vida no Trabalho é um dos fatores essências para que o funcionário exerça sua função de forma harmônica, mas existe uma distância muito grande entre o falar e fazer. Realmente não se tem uma preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho, o principal foco dos investimentos feito pelas organizações é direcionado para outras áreas. Então, não se dá ênfase para um investimento na ferramenta de melhoria, não acreditando eles que haverá um retorno satisfatório em seus lucros. É notório que se há um reconhecimento generalizado a respeito do valor e da necessidade da utilização de programas de Qualidade de Vida no Trabalho, por outro lado às ações para sua manutenção não são suficientes. Todos contestam que de fato é preciso a implantação do programa, só que é deixado para segundo plano e isso é prejudicial já que o colaborador passa a maior parte de sua vida nas empresas.