Vida política de Sarney
Neste capítulo, trataremos da vida pessoal do então ex Presidente; nascimento, estudos, sobrevivência a Ditadura Militar, Líder Estudantil e conjugue.
1.1 Nascimento e criação
José Sarney nasceu no dia 24 de abril de 1930 às 7:30 da manhã na cidade de Pinheiro (MA). Filho de Sarney de Araújo Costa e Kyola França Ferreira. O pai era promotor público da comarca e tinha recém-chegado à cidadezinha. Pinheiro fica no centro de uma região colonizada por criadores de gado, parte da Baixada Maranhense, formada por campos alagados e se situa entre a capital, São Luis, e a fronteira do Pará. Além da pecuária extensiva, havia engenhos que produziam açúcar mascavo, rapadura e mel. No Engenho Queimado, nasceu Sarney de Araújo Costa, pai de José Sarney.
O lado materno é pernambucano. Dona Kyola nasceu em Correntes, Pernambuco, de mãe paraibana, do Ingá do Bacamarte, e pai piauiense, sertanejo de Valença, que aos seis meses de idade emigrou para a Paraíba, o destemido Assuéro Leopoldino Ferreira. Esse avô de José Sarney participou de volantes, bandos mistos de policiais civis e voluntários que se formavam no Nordeste no começo do século XX para combater cangaceiros. A saga de Assuéro Leopoldino empolgava o menino Sarney.
O sertanejo Assuéro sobreviveu aos temidos cangaceiros e deixou o sertão de Pernambuco nos anos 20. Emigrou em busca dos vales úmidos do Maranhão com três filhos e a menina Kyola.
Cultivando suas raízes, José Sarney teve a intuição, ainda menino, de unir os dois ramos de sua ascendência criando uma nova família. Foi quando tomou a iniciativa de fixar o próprio nome, porque nem sempre ele se chamou José Sarney. Esse foi o seu terceiro nome, assumido por ele e oficializado a seu pedido.
O primeiro nome foi anunciado pela avó, Dona Rita, que saudou exultante, o recém-nascido:
- Nasceu José Adriano!
Era o nome do avô paterno. Mas seu pai decidiu o contrário:
- Não, nasceu José Ribamar. Prometi a São José do