Vida Pensamento E Obra De Saint Simon
Vida
• Claude-Henri De Rouvroy, Conde de SaintSimon (nascido a 17 de outubro de 1760 e falecido a 19 de maio 1825, em Paris), teórico social francês e um dos fundadores do chamado "socialismo cristão".
• Saint-Simon pertenceu a uma família aristocrática empobrecida, porém já conhecida na literatura através de um primo do seu avô, duque de Saint-Simon. Como acontecia a muitos dos jovens aristocratas da época, após uma instrução irregular por tutores particulares, Saint-Simon, aos 17 anos, entrou para o serviço militar.
• Bastante influenciado pelas as ideias contra o privilégio social, Saint-Simon renunciou ao seu título de aristocrata e se tornou a favor de uma forma de meritocracia, tornando-se convencido que a ciência era a chave do progresso e que seria possível criar uma sociedade baseada em princípios científicos objetivos.Ele alegava que sociedade feudal da França deveria ser abolida e transformada numa sociedade industrial.
Pensamento
• A contribuição grande de Saint-Simon ao pensamento socialista foi sua insistência no dever do Estado de planejar e organizar o uso dos meios de produção, de modo a se manter continuamente a par das descobertas científicas, e a sua insistência na função de governo dos peritos industriais e administrativos, e não dos políticos e dos meros "homens de negócio".
• O que Saint-Simon desejava, em outras palavras, era um estado industrializado dirigido pela ciência moderna, no qual a sociedade seria organizada para o trabalho produtivo pelos homens mais capazes. O alvo da sociedade seria produzir as coisas úteis à vida. Obras
• Suas obras giravam em torno da idéia de que a sua época, sofria de um individualismo doentio e selvagem, resultante de uma quebra da ordem e da hierarquia. A união do conhecimento científico e tecnológico e a industrialização, inauguraria o governo dos peritos. A nova sociedade não poderia nunca ser igualitária,
Saint-Simon sustentava, porque os homens não