Vida de Inseto e Teorias da Administração
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
ANÁLISE DO FILME: VIDA DE INSETO
Ana Paula Vasques Barreto
Jessica Multini Menezes Santos
Giovanna Santos
Tauana Ingrid do Nascimento
São Paulo
2014
FILME A VIDA DE INSETO
1) Vida de Inseto relacionada à Teoria de Taylor/Ford
Taylor e Ford eram adeptos do meio de administração científica. Esse sistema tende a:
- Especializar demasiadamente a produção do operário, tornando-o apêndice da máquina. As pessoas são vistas como instrumentos de produção e utilizadas para alcançar a eficiência para a organização.
Racionalização do trabalho do operário.
Trabalho em massa (mecanização). A organização do trabalho nessa estrutura é feita em cima de tarefas. Não existe comprometimento com o todo, o trabalho é individual (um faz e passa para o outro). As pessoas são especialistas que cumprem um planejamento pré-fixado, não sendo possível nenhuma mobilidade.
Cada formiga desempenha só uma função, sendo treinada para executar somente o trabalho ao qual foi designada e seguindo rigorosamente a tarefa que lhe é atribuída não podendo assim ser pró ativa, isso é evidenciado na cena em que a folha cai, quando todas estão executando seu trabalho mecânico de carregar o alimento, atrapalhando a passagem e deixando-as confusas sobre o que fazer, uma vez que foi quebrada a lógica de seu trabalho.
- Atomizar o trabalho em demasia, minimizando as aptidões dos operários.
Autoridade Centralizada /Hierarquia Reforçada: Na figura da formiga rainha, no qual o controle é totalmente exercido pela autoridade superior sobre os operários, não aceitando opiniões da base.
- Destruir a iniciativa própria, e de algum modo o relacionamento interpessoal.
Ignorar ou minimizar a importância do fator humano. Cena em que Flick tenta mostrar mais uma de suas invenções para melhorar a produção, mas é desmotivado pela rainha e demais formigas.
2) Vida