vida boa
Tema: Desnecessário.
Desnecessário, segundo o dicionário é tudo que Não for necessário, Dispensável, escusado, supérfluo.
Na maçonaria e na vida, uma das constatações mais dolorosas para um homem é a percepção de que se tornou desnecessário, se isola da família e amigos, fica depressivo e logo não mais consegue ter paz espiritual, torna sua existência sem uma justificativa lógica.
Várias são as maneiras de nos tornarmos desnecessários, na família, no mundo profano e principalmente na maçonaria, onde só encontra prazer e realização pessoal quem realmente acredita no crescimento espiritual e lapidação da pedra bruta, que resulta na vitória sobre a vaidade e o vício. Tornamos desnecessários quando perdemos o prazer de comparecer em loja, paramos de lapidar nossa imensa pedra bruta e consideramos a obra terminada, por acreditar saber tudo sobre a arte real. Na verdade o aprendizado é infinito, nunca chegará ao fim, não podemos confundir o auge da sabedoria e experiência de vida com a arrogância de saber tudo; Precisamos saber ensinar e aprender sempre mais.
Na arte real a busca pela palavra perdida deve sempre motivar um obreiro, que recebendo orientação e sabedoria, compartilhando suas experiências sai em busca de seus objetivos, focado na vitória, desempenhando sua função da melhor maneira possível. Não temos obrigação de ser o melhor, não há espaço para rivalidade ou vaidade, devemos respeitar as limitações e diferenças individuais, sabendo valorizar o potencial de cada indivíduo, a bem da ordem e da sociedade em geral.
A jornada de um maçom é cheia de obstáculos e dificuldades, devemos ser firmes e objetivos para não perder o foco de nossa caminhada, ter sabedoria para avaliar as barreiras e decidir qual a melhor maneira de atingir a vitória, contornando os obstáculos intransponíveis e enfrentando de frente, sem medo os problemas que estão ao nosso alcance; Precisamos ter a