Vibrio
Onde é encontrado: O V. cholerae é um micro-organismo autóctone do ecossistema aquático, que habita água do mar, água doce (rios), água de esgoto, águas estuarinas e regiões costeiras assim como superfície e conteúdo intestinal de animais, podendo também ser encontrado de forma livre.
Testes bioquímicos: Classicamente, apresenta as seguintes características em testes bioquímicos: positivo para os testes de lisina e ornitina dexcarboxilase, fermentação de glicose, sacarose e manitol, teste da oxidase positivo e teste de Voges-Proskauer (VP) positivo.
PERÍODO DE INCUBAÇÃO:Varia de algumas horas a 5 dias, mas a maioria dos casos é de 2 a 3 dias.
Meio em que pode ser isolado: O V. cholerae pode ser isolado em culturas de amostras clínicas em meios seletivos como o ágar de TCBS (tiosulfato-citrato-sais biliares-sacarose).
Informações adicionais: Experimentalmente, o Vibrio cholerae pode sobreviver de 10 a 13 dias em temperatura ambiente e até 60 dias em água do mar sob refrigeração. Em água doce, sua sobrevivência atinge até 19 dias; em forma de gelo, de quatro a cinco semanas.
Limite de sobrevivência: Em alimentos, a bactéria pode sobreviver por até cinco dias na temperatura ambiente (15 a 40 °C), ou por até dez dias entre 5 e 10 °C. É resistente ao congelamento, embora a sua multiplicação fique mais lenta.
Importância na Indústria de Alimentos: Na indústria de alimentos, a Vibrio Cholarea causa problemas em razão de pobres condições higiênicas no manuseio de alimentos e das pessoas e por contaminação