Vibrações
Os efeitos das vibrações podem causar danos à saúde, segurança e conforto do trabalhador, podendo causar várias patologias, inclusive perturbações neurológicas e vasculares.
As vibrações podem ser:
Generalizadas ou do corpo inteiro, transmitidas ao corpo com o indivíduo sentado, em pé ou deitado. Ocorrem em trabalhos com máquinas pesadas, como caminhões, ônibus, tratores, aeronaves, máquinas de terraplanagem, grandes compressores, máquinas industriais, podendo causar lesões na coluna vertebral, dores lombares, entre outros danos.
As vibrações podem ser também localizadas, pois atingem certas regiões do corpo, principalmente mãos, braços e ombros. Ocorrem em operações com ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas, como: marteletes, britadores, rebitadeiras, compactadores, politrizes, motosserras, lixadeiras, peneiras vibratórias, furadeiras.
As vibrações transmitem-se ao organismo de formas diferentes, com características físicas diferentes, e cujo efeito combinado é igual ao somatório dos efeitos parciais. O ser humano só é sensível a vibrações compreendidas entre uma fração do hertz (Hz) e 1.000 Hz, mas os efeitos sobre o corpo diferem segundo a frequência e a parte do corpo afetada. As consequências das vibrações no corpo humano dependem basicamente de quatro fatores: pontos de aplicação no corpo, frequência das oscilações, aceleração das oscilações e duração da ação.
Alterar os métodos de trabalho, a escolha de máquinas, ferramentas e outros equipamentos utilizados com o objetivo de reduzir a vibração ao nível mais baixo possível, a manutenção e conservação de equipamentos e a vigilância de saúde adequada têm importância fundamental na prevenção dos riscos para a saúde dos