Vibra oes Mec nicas
Vibração Mecânica é o estudo dos movimentos oscilatórios. Trata-se de um tema lógico, explicável através de princípios básicos da mecânica. Seus conceitos matemáticos são todos eles associados à fenômenos físicos que podem ser experimentados e medidos, e é um assunto em constante progresso tecnológico.
Se o centro de massa de um corpo oscila ou inverte o seu sentido de movimento periodicamente, dizemos que este corpo está vibrando. Todo sistema mecânico dotado de massa e elasticidade é capaz de vibrar.
O objetivo de um projetista é controlar a vibração quando esta é desagradável e aumentar a vibração quando esta é útil, entretanto as vibrações, na sua maioria, são indesejáveis.
Passo 1
Pesquisar sobre ondas estacionárias, utilizardesenhos e esquemas para a representação. Nos desenhos e/ou esquemas destacar sobre os parâmetros: freqüência e comprimento de onda e velocidade de propagação.
Ondas estacionárias:
São ondas que possuem um padrão de vibração estacionário. Formam-se a partir de uma superposição de duas ondas idênticas mas em sentidos opostos, normalmente quando as ondas estão confinadas no espaço como ondas sonoras em um tubo fechado e ondas de uma corda com as extremidades fixas. Esse tipo de onda é caracterizado por pontos fixos de valor zero, chamados de nodos, e pontos de máximo também fixos, chamados de antinodos. São ondas resultantes da superposição de duas ondas de mesma freqüência, mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma direção e sentidos opostos.
Pode-se obter uma onda estacionária através de uma corda fixa numa das extremidades.
Com uma fonte faz-se a outra extremidade vibrar com movimentos verticais periódicos, produzindo-se perturbações regulares que se propagam pela corda.
Frequência, são o número de picos que a onda atinge.
Exemplo
Cinco ondas senoidais com diferentes frequências (a azul é a de maior frequência). Repare que o comprimento da onda é inversamente proporcional à frequência. comprimento de ondas