Vias de Administração
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
: Clarice Carvalho/ Gisele Silva Kátia Gomes e Grace Port
Vias de Administração:
Endovenosa e Intra Arterial
Cachoeirinha – RS
2015
Clarice Carvalho/ Gisele Silva Kátia Gomes e Grace Port
Trabalho apresentado à disciplina Farmacologia do curso de Enfermagem, como requisito parcial para obtenção de nota no Grau 1.
Professora: Daniela Braga Souza
Cachoeirinha – RS
2015
INTRODUÇÃO
A administração de medicamentos é um dos procedimentos imprescindível na área da saúde e ter conhecimento das vias de administração é crucial, para segurança e recuperação do paciente.
O presente trabalho é sobre as vias de administração de medicamentos, mais precisamente as vias endovenosa e arterial. Tem como objetivo fazer uma pesquisa sobre os assuntos mais importantes relacionados a estas vias, para ampliarmos o nosso conhecimento.
A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica.
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS:
As vias de administração de fármacos são divididas em enterais, quando o fármaco entra em contato com qualquer segmento do trato digestivo (via oral; bucal; sublingual e retal), e as parenterais, que não utilizam o tubo digestivo (FUCHS, 2010).
As vias parenterais se dividem em Diretas: Intravenosa; Intramuscular; Subcutânea; Intra-arterial; Intracardíaca; Intraperitonial; Entreteça; Peridural e Intra-articular. E as Indiretas: Cutânea; Respiratória; Conjuntival; Rino- orofaríngea e Geniturinária (FUCHS, 2010).
A escolha da via de administração do medicamento é realizada pelo médico através da prescrição, e ele leva em consideração o tipo de ação desejada, sua rapidez de ação e a natureza do medicamento.
1. VIA ENDOVENOSA:
A administração intravenosa (IV) se refere à introdução de fluídos diretamente na corrente sanguínea. A administração IV é mais rápida de todas as vias parenterais,