Como Plat O Concebe O Mito Da Caverna
Concebe o mito da caverna de mostrar que nem sempre o que vemos é verdade, como uma exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade, onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.
2- O que é caverna ? O mundo em que vivemos .
3- O que são as imagens projetadas no fundo da caverna?
Platão constrói uma parábola, em que seres humanos estavam parados em frente a uma fogueira dentro de uma caverna, e tudo que viam eram imagens do mundo exterior, que eram projetadas no fundo da caverna pelo sol que entrava pela entrada Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
4- Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna?
O filosofo (platão) 5- O que é o mundo iluminado pela luz do sol?
As percepções no mundo exterior, à luz do sol, correspondem ao mundo inteligível, isto é, ao conhecimento produzido pelo intelecto, à luz da razão. Platão divide em dois os modos de conhecimento pelo intelecto: entendimento ou raciocínio (dedutivo ou discursivo) e intelecção (ação de conceber pelo intelecto).
6- Qual o instrumento que liberta o prisioneiro, e com o qual ele busca libertar os outros? O conhecimento.