vias de administração
Principais vias de Administração de Medicamentos
Ação Sistêmica
Via Enteral
- Via Oral: administração de medicamentos por via oral é segura e não requer técnica estéril na sua preparação, nessa via os medicamentos podem ser na apresentação de comprimidos, drágeas, cápsulas ou líquidos e são absorvidos principalmente, no estômago e intestino.
A medicação via oral não é indicada em clientes apresentando náuseas, vômitos, dificuldade de deglutição, ou estejam em jejum para cirurgia.
Pacientes em uso de Sonda Nasogástrica (SNG) ou Sonda Nasoenteral (SNE) as medicações VO devem ser administradas através das mesmas, o medicamento deverá ser diluído em água e antes e após a administração deve-se realizar a lavagem das sondas. Evitando assim a obstrução.
- Via bucal: utilizada para a administração de fármacos com efeitos locais. Os Fármacos estão, geralmente associados, a compostos que proporcionem maior aderência para compensar a ação diluidora da saliva dentre as apresentações farmacêuticas: soluções, géis, colutórios, orabases, dentifrícios, vernizes e dispositivos de liberação lenta, já a administração através de fricção, instilação, irrigação, aerossol e bochechos
- Via Sublingual: é a utilização da mucosa sublingual, ricamente vascularizada, e do epitélio pouco espesso para a absorção de fármacos para efeito sistêmico espesso, para a absorção de fármacos para efeito sistêmico, já as formas farmacêuticas: comprimidos para serem colocados abaixo da língua e dissolvidos pela saliva.
- Via Retal: consiste na aplicação pelo reto de medicamentos para atuarem localmente ou produzirem efeitos sistêmicos, utilizados, principalmente em pacientes com vômitos, crianças que não sabem deglutir. Fornece proteção parcial dos fármacos pois 50% de sua drenagem venosa é feita para o fígado ( circulação porta-hepática), suas formas farmacêuticas: soluções, suspensões e supositórios.
Via Parenteral
-Via Endovenosa: propicia