Viagens a trabalho
O estudo desenvolvido no presente artigo científico constitui-se numa empreitada de trazer à luz a questão e importância do Planejamento Estratégico do Recursos Humanos no desenvolvimento das propostas de Estratégicas Organizacionais. Nesse sentido o artigo científico em tela encontra-se estruturado em um tópico introdutório, momento em que serão discutidos concepções sobre trabalho e sobre o perfil do trabalho e também do trabalhador, sendo seqüenciado por um tópico sobre a importância do Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, seus recursos e espaço no mundo atual, notadamente em face de uma sociedade que se organiza a partir da informação a qual é veiculada através de mecanismos variados e repletos de tecnologia. No tópico segundo serão cotejadas discussões sobre a conceituação, características e natureza do Planejamento Estratégico nas modernas organizações.
A metodologia utilizada na produção do presente artigo pautou-se em uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na bibliografia que trata da temática que intitula o trabalho, bem como em publicações eletrônicas disponíveis em sites especializados.
Palavras-chave: Administração, Planejamento, Estratégia, Recursos Humanos. 1. INTRODUÇÃO
O mundo hodierno globalizado e imerso em avanços tecnológicos de variadas matrizes, tem na comunicação um hábil instrumento integrador dos mecanismos que otimizam o fazer profissional no contexto das organizações, uma vez que esta exerce um papel fundamental na leitura e interpretação dos contextos sócio históricos e socioeconômicos em que estão inseridos, pois, através dela, as pessoas e os profissionais que atuam naquelas tornam-se capazes interagir e, por vezes, modificar determinada realidade.
A implantação do setor de recursos humanos dentro de uma organização é de fundamental importância devido ao trabalho que a ele é atribuída de planejar, administrar, recrutar e selecionar a gestão de pessoas da organização.
Com a globalização e um sistema