Viagem no tempo com einstein
Segundo a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, um gêmeo pode ficar mais moço que o seu irmão, fazendo uma viagem em alta velocidade; o tempo, nessas condições, passa mais devagar; boxes: exemplos para se entender melhor a Relatividade.
A Teoria da Relatividade diz que um gêmeo pode envelhecer mais devagar que seu irmão: basta fazer uma longa viagem a alta velocidade. Quando voltar, seu irmão estará velho - como estaria o viajante se tivesse ficado na Terra. Esse tipo de alteração no fluxo do tempo é um fato real e já faz parte do cotidiano de todos.
As pálpebras do general resistiram o máximo possível, mas acabaram ficando pesadas, fechando-se num inevitável cochilo. O dia tinha sido duro. Apesar de não entender nada de Física e de já estar desacostumado de freqüentar aulas, fez um grande esforço para acompanhar uma longa explicação sobre a Teoria da Relatividade - sabia que, sem ela, sua missão poderia fracassar completamente. Essa cena parece saída de um romance de ficção científica, mas aconteceu realmente, em maio de 1985, na capital dos Estados Unidos, Washington. O general, um comandante da Força Aérea, estava encarregado de pôr em funcionamento um novo e revolucionário sistema de navegação por satélite, conhecido como GPS, sigla em inglês de Sistema de Posicionamento Global.
Capaz de guiar um destróier ou um caça supersônico com a imprecisão de apenas alguns metros - numa manobra a milhares de quilômetros -, o GPS era tão avançado que podia ser afetado pelos mirabolantes fenômenos previstos pela Relatividade, como a aceleração do tempo ou a curvatura do espaço. Para o general de Washington, até então tudo isso não passava de "teoria", interessante para os físicos, mas distante do mundo real. No entanto, ele teve de mudar de idéia quando descobriu que não saberia sequer acertar o relógio dos seus satélites sem a Relatividade.
A razão é que os relógios atômicos usados no GPS andam mais devagar que os instrumentos