Via classica prussiana colonial
* As três vias do capitalismos com os recursos disponíveis:
1. Via Clássica 2. Via Prussiana 3. Via Colonial
1. Via Clássica:
Forma sustentada de realizar a industrialização beneficiando-se dos ganhos da era colônia. Este processo caracterizou a acumulação do rei, nobreza e do clero do século XVI e XVII. No século XVIII houve o efeito das revoluções democráticas (burguesia).
2. Via Prussiana:
Países Com industrialização retardatária no século XIX. Marcados por ausências de processos democráticos de emancipação, esses países conquistaram, no entanto, sua autonomia econômica.
3. Via Colonial:
Países que somavam o atraso democrático e também o econômico. Criou-se uma burguesia sem condições de obter total autonomia para seus países e incapaz de escapar da dinâmica das metrópoles. Não há a realização de tarefas politicas (dependência da metrópole).
* Origens da Industria:
Processo prolongado e doloroso com traços do tradicionalismo. Inicio em 1880, medidas anteriores a 1846 não tiveram bons resultados, porem deram subsidio para indústria têxtil e agrícola. Investimentos estrangeiros desenvolveram o segmento urbano a partir de 1900. Novas migrações Europeias são iniciadas.
A Crise da Economia Tradicional foi causada por diversos fatores, entre eles:
* Domínio de formas inferiores de capital; * Latifúndio semifeudal; * Exportação muito importante (pouco investimento interno); * Grande Depressão; * Preços do Café em queda.
* Processo de Substituição das Importações:
* Primeira Guerra Mundial ( 14 a 18); * Grande Depressão; * Segunda Guerra Mundial.
Efeitos do Crash de 30:
Perda da Hegemonia Cafeeira em favor da classe industrial e beneficiada pelo mercado interno. Com isso surgiram algumas questões sobre o café:
* Colher ou abandonar os cafezais; * Se abandonar, que paga as perdas? * No caso de colheita, quem financia?