Química experimental definição de ph
Definição de P.H. O P.H. é medido de acordo com uma escala que se chama escala de acidez – basicidade onde é usada para medir a acidez ou a basicidade de uma solução, que varia de zero (soluções muito ácidas) até 14 (soluções muito básicas) e o valor P.H.=7 indica uma solução neutra. Substância ácida: são compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas cátion hidrogênio.
Substância básica: são compostos que, por dissociação iônica, liberam, como íon negativo, apenas o ânion hidróxido, também chamado de oxidrila ou hidroxila.
Substâncias neutras: são substâncias nem ácidas e nem básicas.
Solução de substância indicadora: fenolftaleína é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são de H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso.
Objetivo: utilizar indicadores ácidos - base para fazer a analise de P.H. de substâncias utilizadas na prática 02 e realizar reações de neutralização de maneiras físicas diferentes.
Material: Tubo de ensaio de 15 ml, Estante para tubos de ensaio, Pipeta de 5 ml e 10 ml, Pêra de sucção, Bécher de 50 ml, Conta gotas, Espátula, Vidro de relógio.
Reagentes: Solução de hidróxido de sódio 6M, Água destilada, Solução de ácido clorídrico, papel tornassol, Solução de fenolftaleína 2%, Cloreto de sódio, Cloreto de amônio, Carbonato de sódio.
Métodos: ao realizar a prática de neutralização com os seguintes reagentes 5 ml de solução NaOH 6M, 5ml de H2O, 5ml de solução de HCl 6M, respectivamente foram observados, com a adição do papel tornassol, os seguintes resultados:
Cor roxa PH neutro;
Cor amarela PH ácido leve; Cor rosa PH ácido.
Com adição da solução indicadora fenolftaleína:
Cor purpura PH forte;
Sem alteração de cor;
Sem alteração de cor.
Reação característica:
HCl + NaOH → NaCl + H2O
Ao realizar a prática da hidrólise com os seguintes reagentes 1g de NaCl, 1g de NH4Cl, 0,5g de